10 passos para uma lancheira saudável

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1. A lancheira deve ser resistente e lavável. Faça a higienização com álcool assim que a criança chegar da escola, não dispensando a lavagem com água e sabão, no mínimo, uma vez por semana.

2 .Oriente as crianças a evitar o contato direto da lancheira com o chão e a higienizar as mãos antes do consumo dos alimentos.

3. Se a lancheira não é térmica, utilize recipientes térmicos. Os lanches, por exemplo, devem ser embrulhados em papel-filme e depois colocados em potes de plástico. Sucos e leite devem ficam em garrafas térmicas.

4. Converse com os pequenos sobre suas preferências. Reserve um momento para montar um cardápio  junto com elas. Assim, você se programa e ainda pode negociar alguns itens para estimular o apetite.

5. Cuidado com excessos de alimentos industrializados, doces e refrigerantes.

6. Procure colocar uma fonte de carboidratos (pães, biscoitos, barrinhas de cereais), uma de proteína (leite e derivados, frios) e outra de vitaminas e minerais (frutas e suco de frutas).

7. Dúvidas na hora de escolher a bebida? Pois saiba que os sucos podem ser naturais, dê preferencia a não coar, visto que as fibras estão no “bagaço” e não adicionar açúcar. Estes devem ser colocados em garrafas térmicas, protegidos da luz e consumidos o quanto antes para melhor retenção das vitaminas. A polpa congelada perde alguns nutrientes, mas ainda é uma opção melhor do que sucos artificiais, em pó ou em caixinha e aqueles processados com muito açúcar, como os néctares de fruta.

8. As frutas boas são as que podem ser cortadas em pedaços e não escurecem, como mamões e melancia. Uma salada de frutas bem colorida também pode estimular a garotada. Lembre-se de enviar um talher.

9. Uma dica para evitar que o filho se enjoe dos lanches preparados é alternar o tipo de pão. Ofereça pão de forma comum ou integral, pão sírio, bisnaga, pão de leite, torradas e bolos simples, feitos em casa.

10. Para o recheio do lanche, vale apostar em margarina, requeijão, queijo branco, geleia, peito de peru e presunto magro.Não se esqueça de que frios são muito perecíveis. Portanto, compre-os em pequenas quantidades e verifique as datas de validade após abertos.

fonte:http://blog.saude.gov.br/index.php/saudeemdia/32065-97lancheira-pode-ser-a-alternativa-para-um-lanche-saudavel-na-escola
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3 comentários sobre “10 passos para uma lancheira saudável

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